segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Campanha espanhola cria polêmica ao relacionar camisinha à hóstia

A campanha foi lançada na semana da luta contra a aidsUma campanha do governo espanhol para incentivar o uso de preservativos vem causando polêmica no país ao relacionar as imagens de camisinha com as de uma hóstia.
Divulgada em cartazes, vídeos e outdoors, a campanha repete uma mesma foto de um sacerdote segurando primeiro uma hóstia e depois uma camisinha.
A iniciativa do setor jovem do partido socialista que governa o país foi lançada durante a semana internacional de luta contra a aids.
Mas as peças foram acusadas de ser um ataque contra os cristãos
'Bendita camisinha que tira a Aids do mundo' é o título oficial da campanha.
Blasfêmia
Diversas associações religiosas consideraram a campanha 'blasfema'.
A propaganda vai de encontro às recomendações do Vaticano que não aprova o uso de camisinhas.
O vídeo diz que 'a Igreja nos diz que os preservativos, em vez de combater a doença, ajudam a expandi-la'.
O anúncio cita que mais de 25 milhões de pessoas já morreram vítimas da Aids até 2009.
A campanha confronta as orientações da Igreja colocando a pergunta, 'são estes realmente os que dizem que nos amam? Que não te enganem', prossegue o audio da peça.
Para Rafael Lozano, porta-voz do grupo católico Forum da Família, o objetivo 'é aproveitar a ocasião para atacar toda a comunidade cristã'.
'Uma grande ofensa aos sentimentos religiosos de quem professa esta fé', disse ele.
O porta-voz das Juventudes Socialistas Juan Carlos Ruiz explicou no site do partido que 'a Igreja Católica insiste em confundir os cidadãos' e 'que a campanha pretende apenas reafirmar o compromisso com a luta contra a Aids'.

Deslizamento de terra deixa mais de 50 desaparecidos na Colômbia Conjunto de casas na encosta de morro em Bello foi soterrado. Chuvas e inundações já provocaram mais de 170 mortes em todo o país.


Pelo menos 50 pessoas desapareceram no domingo na Colômbia depois que um gigantesco deslizamento de terra, ocasionado por fortes chuvas, cobriu um conjunto de casas construídas na encosta de um morro, na cidade de Bello, noroeste do país.
Ao anoitecer, equipes de resgate procuravam as pessoas, com o apoio de cães treinados para o socorro. Como medida preventiva cerca de 30 famílias foram retiradas da região.
Socorristas estão no local do acidente. O grupo de cerca de 200 pessoas conta com integrantes da comunidade, Cruz Vermelha, Defesa Civil, polícia, Exército e a ajuda de cães adestrados para localizar possíveis vítimas.
Socorristas contam com ajuda de moradores voluntários, soldados do Exército, policiais, bombeiros e equipes da Defesa Civil e da Cruz Vermelha colombiana.Socorristas contam com ajuda de moradores voluntários, soldados do Exército, policiais, bombeiros e equipes da Defesa Civil e da Cruz Vermelha colombiana. (Foto: Albeiro Lopera / Reuters)